quinta-feira, 9 de abril de 2009

Projeto - Problema x Solução

Olá. Hoje vou fazer diferente... Como ainda estou aprendendo mexer nessa coisa (blog), estou experimentando de tudo um pouco... rs. Vejamos como fica!

Base para trabalho – Desconstrução de um produto.

Pesquisa do problema.

• Promover a locomoção de modo seguro e não poluente.

Problemas correlacionados

• Aquecimento Global
• Sedentarismo
• Transito intenso e carregado/congestionado
• Acidentes graves por abuso e excesso de velocidade
• Poluição (sonora e do ar)

Proporcionar um novo meio de locomoção ou Melhorar o existente. Por quê?

Podemos nos locomover de várias formas. Dentre elas destacam-se:
- Caminhar = (Verbo intransitivo) Conjunto de movimentos, que o ser humano aplica nos membros inferiores, mantendo alternância entre o apoio dos pés, sempre com um deles no chão e o outro sendo impulsionado para frente, ou para trás, dependendo da direção que se queira seguir.
-Pedalar = (Verbo intransitivo) Fazer mover o pedais. Comumente visto em bicicletas, pode também ser utilizado para movimentar as hélices de um Pedalinho na água, ou ainda para mover uma roda de pedra utilizada para afiação de ferramentas, além de outras aplicações.
-Veículo Automotor = Certamente o meio de locomoção mais utilizado pelo ser humano. Dotado de um motor ou conjunto de motores, onde geralmente o principal deles é movido por combustão de produtos altamente voláteis.

Obs.: Não foram levados em consideração os níveis de velocidade de cada um desses meios apresentados.

Como mostrou a pesquisa, os meios mais utilizados para se locomover utilizam combustíveis, que após serem consumidos liberam altos níveis de gases poluentes na atmosfera. Em outro caso, caminhar é um meio seguro, saudável e pode promover a sociabilidade. Porém, não pode proporcionar agilidade necessária ou ainda uma forma de transporte, mesmo de cargas mais leves. Sendo assim, uma nova forma de locomoção através de pedaladas seria o meio mais viável na busca de uma solução para o problema. Por quê?
O sistema de alavancas e pedais é bastante utilizado há muito tempo. A bicicleta, por exemplo, foi desenhada por Leonardo da Vinci em uma data desconhecida, mas que se acredita seja por volta de 1490, já possuía transmissão através de correntes e pedais, mas sua idéia não saiu do papel. Foi descoberto por monges italianos em 1966. É verdade que a primeira bicicleta era desprovida do sistema de propulsão por pedaladas. Esta foi criada em 1790 pelo Conde Sivrac da França e teve o nome de Celerífero. Era de madeira, e além de pedais, era desprovida de freio e direção. Em 1817, o Barão Karl Von Drais instalou, em um Celerífero, um sistema de direção, o que permitia fazer curvas com a máquina, facilitando manter o equilíbrio enquanto em movimento. Foi patenteada e ficou conhecida como Draisiana. Em meados de 1853 Philipp Moritz criou um modelo de veículo de propulsão humana movido a pedaladas. Desde então a bicicleta evoluiu bastante.

Etimologia
fr. bicyclette (1880) palavra formada de bi- 'dois' + cycle 'roda' (< gr. kúklos 'círculo') + suf.dim. -ette; esses el.comp. encontram-se na f.aport.; ver bi- e cicl(o)-; f.hist. 1897 bicyicleta, 1899 biciclêta

Nenhum comentário:

Postar um comentário